Pós-Graduação(Mestrado)
Equivale ao mestrado e doutorado (PhD) no Brasil, e é voltado para alunos que tenham curso superior e queiram se especializar em sua área, investindo em um projeto de pesquisa. É possível fazer todo o programa no Canadá ou apenas uma parte, desenvolvendo-o conjuntamente com um programa de pós-graduação no Brasil. O programa Ciência Sem Fronteiras (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/) oferece bolsas para cursos de pós-graduação sanduiche ou integrais. Alguns programas possuem bolsas de estudos que podem ser oferecidas pelo governo canadense, por alguma instituição como a faculdade ou agências administradoras de fundos universitários.

Especialização

Esse programa é para quem deseja fazer uma pós-graduação no exterior, mas não quer cursar mestrado ou doutorado. Os cursos visam ao aprimoramento profissional em períodos que variam de um a dois anos e não exigem apresentação de dissertação nem tese. Seria o equivalente à pós-graduação Lato Sensu oferecida pelas universidades brasileiras. Para cursar, é necessário ser graduado num curso superior e ter fluência no idioma. As escolas exigem pontuação mínima em exame de proficiência no idioma local.

Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado

O mestrado é um curso que alterna entre assistir aulas e realizar pesquisa. As aulas são trimestrais e a pesquisa é constante e ocorre concomitantemente com as aulas. O tempo médio é de 1,5 anos a 3 anos. Ao final do curso, o aluno é obrigado a defender sua tese de mestrado perante uma banca avaliadora. Em algumas universidades, após 1 ano, o aluno de Mestrado pode buscar migrar para o doutorado.
O Doutorado (PhD) é igual ao Mestrado, com a exceção do tempo de duração: de 3 a 6 anos. Em geral, os orientadores cobram mais dos seus estudantes, nos quais eles terão de investir em publicações, pesquisas interdisciplinares, ir para conferências e cursos da área. Para se graduar, o aluno deve apresentar seu projeto (e, geram depois de 2 anos de curso), uma pré defesa e a defesa para poder obter o diploma.

Pós Doutorado/Pós Doc:

Nesta fase o aluno não necessita assistir nenhuma aula, sendo o mesmo necessário para realizar uma ou mais pesquisas de um mesmo tema. Para a maior parte das universidades Canadenses, o aluno Pós Doc não recebe os benefícios dos alunos do Mestrado e Doutorado, sendo considerado somente um pesquisador. Uma banca de avaliação se mantém para avaliar e auxiliar o aluno durante seu curso.
Existem inúmeras universidades Canadenses que oferecem cursos de pós-graduação e cada uma delas possui seu próprio método de avaliação para o ingresso do aluno. Porém, em geral, todas pedem que o aluno já tenha um orientador em mente e, para tal, o aluno deverá antes de fazer a inscrição para o curso, procurar um orientador no site da faculdade que ele gostaria de fazer, conversar com o mesmo sobre a possibilidade do ingresso e, assim quando estiver tudo acertado, realizar o processo de inscrição.
Cada universidade possui uma lista de pré-requisitos para o ingresso do aluno e, em geral estas pedem uma pontuação mínima em testes de proficiência de inglês (TOEFL, TOEIC), uma média curricular mínima (também conhecida como GPA – Grade Point Average de pelo menos 7) e possuir experiência na área que será comprovada por cartas de referência que ex-professores do aluno podem prover (e as mesmas devem estar em envelopes selados ou enviadas por e-mail para o representante da universidade escolhida).

Consulte-nos para mais informações:

E-mail: samira@sctoronto.com
Facebook: Smart Choice Canada
Skype: smartchoicecanada
Telefone direto Brasil/Canada: (11) 3042-9413
« Voltar aos Cursos