O que você precisa saber
Uma vez que você escolheu o Canadá como seu destino de estudos, há algumas decisões que você terá que tomar a fim de se inscrever em uma instituição canadense. As opções são amplas e para todos os perfis, profissão, idade, área de estudo, necessidade, interesse e preferência geográfica.

A escolha da cidade onde você vai fazer seu intercâmbio é importante. A decisão deve ser sua, sempre levando em consideração o clima, as temperaturas na cidade durante o período que estiver estudando. Também leve em consideração o custo do ensino, as estatísticas dos estudantes da sua nacionalidade na escola. A escolha mais adequada é ser honesto com você mesmo e escolher o que te deixará mais confortável enquanto estiver longe de casa.

Enquanto os cursos de idiomas são oferecidos em muitos níveis diferentes, os cursos com especialização, de negócios, graduação, pós-graduação entre outros são oferecidos a aqueles que dominam o idioma. Portanto, não é um bom negócio se matricular em um curso de idiomas com ênfase em negócios se o seu nível de conhecimento do idioma for básico.

O Canadá possui dois idiomas oficiais: o inglês e o francês. Estudantes internacionais poderão escolher estudar o idioma inglês ou francês ou os dois. Existem cidades no Canadá, como Montreal e Ottawa que se ouvem os dois idiomas nas ruas. Estas cidades oferecem cursos nos dois idiomas. O aprendizado dos dois idiomas simultaneamente não é recomendável. É necessário um bom nível de conhecimento de um idioma para se iniciar o aprendizado de outro.

As escolas oferecem cursos com início semanal, mensal ou duas vezes por mês. O período mínimo para o curso de idioma é de duas semanas, mas existem escolas que só aceitam matrículas com o período mínimo de 04 semanas, o que é de fato, o mais recomendável.

A Smart Choice Canada não recomenda o intercâmbio sem que o aluno já tenha estudado o idioma no Brasil. O ideal para um curso de 04 semanas é que o estudante tenha no mínimo um nível intermediário de conhecimento do idioma avaliado no Brasil Sem esta limitação, o aluno vai produzir mais e a sua adaptação a nova rotina será menos difícil.