Dúvidas Frequentes
1. Quanto tempo antes devo planejar/fechar meu intercâmbio?

Nós recomendamos que você comece a planejar sua viagem um ano antes, fazendo pesquisas sobre qual o melhor programa/cidade de sua preferência/período dos estudos e carga horária semanal. Recomendamos que o fechamento do pacote seja feito seis meses antes do embarque. Já tivemos pacotes fechados um mês antes da viagem porém podem haver imprevistos como o de perder a data de embarque desejada.
É mais eficiente contar com os serviços de uma agência especializada quando for fechar seu pacote. Além dos serviços de aconselhamento, você pode contar com a Smart Choice Canada para cuidar do seu visto consular, sua inscrição, reserva de acomodação, compra da passagem aérea, seguro saúde, dicas de turismo. Experiência de quem vive no país há 24 anos.
2. Qual tipo de visto devo pedir?

Visto de Residente Temporário (Visitante) que é um visto para quem vai fazer qualquer tipo de curso com duração inferior a seis meses ou uma Permissão de Estudo se for estudar por um tempo maior que seis meses ou for fazer o programa Study + Work.
3. Eu gostaria de visitar os EUA enquanto estiver no Canadá. Devo pedir um visto de múltiplas entradas?

O visto de uma entrada não existe mais. Todos os requerentes agora, passam a ser a princípio elegíveis ao visto de múltiplas entradas, ficando a critério da análise caso a caso pelo oficial.
Com o visto de uma entrada simples ou uma entrada, você pode ir e vir dos EUA quantas vezes quiser durante sua estada no Canadá. Você só precisa ter os dois vistos válidos em mãos - o canadense e o americano. Recomendamos que o visto americano seja solicitado somente depois do canadense ser emitido. Para saber sobre o visto americano, por favor consulte o consulado americano no Brasil.
4. Eu tenho o passaporte português/italiano/europeu, mesmo assim eu preciso de um visto?

Depende. O requerente é isento de pedir o visto de Residente Temporário (Visitante) para visitar e/ou estudar no Canadá até 24 semanas. Porém, o pedido do visto tem que ser feito se o requerente for estudar por mais de 24 semanas e/ou trabalhar no Canada.
5. Como eu faço para solicitar meu visto?

O requerente tem várias opções:

• Online
• Diretamente com o consulado na cidade de São Paulo através de agendamento
• Centro VAC
• Com a nossa agência

A partir do dia 08/09/2011 foram criados os Centros de Candidatura Canadense (VAC) para requerimento do visto consular - http://www.vfsglobal.ca/canada/Brazil . Os colaboradores do VAC verificam se os formulários do pedido foram preenchidos e assinados corretamente, se estão acompanhados dos documentos de comprovações exigidos e se as taxas de processamento foram pagas. Eles também podem providenciar o retorno do passaporte via correio. Os centros VAC foram criados para dar suporte aos requerentes. Os funcionários não estão autorizados a emitir ou recusar um visto, não têm qualquer influência sobre o resultado de um requerimento, nem devem ser consultados para aconselhamento.
Com a criação destes centros, agora o requerente pode fazer seu pedido diretamente sem ter que agendar um dia. Taxa VAC cobrada está publicada no site deles.
A Smart Choice Canada continua atuando como despachante, coordenando toda a parte do visto consular de turismo, autorização de estudos, visto de trabalho, de trânsito. Nós enviamos todas as informações e formulários necessários, fazemos o pagamento de todas as taxas devidas, conferimos toda a documentação recebida antes da entrega no centro VAC de São Paulo e retornamos o passaporte via Sedex.
6. Quais são as companhias aéreas que voam para o Canadá?

A Air Canada é a única companhia que possui voos diretos, portanto aconselhamos que a reserva seja feita com bastante antecedência para você garantir seu lugar. Você também tem a opção de pegar um voo com algumas das companhias aéreas americanas como American Airlines, United Airlines, e Delta Airlines ou ainda Mexicana, AeroMexico, Copa Airlines que possuem conexões para o Canadá e nesse caso, você precisa consultar sobre a necessidade de visto de trânsito. Vale dizer que recomendamos que a compra da passagem seja feita somente depois da emissão do visto consular.
7. Quanto tempo demora do Brasil até o Canadá?

Se o seu voo for non-stop, ou seja, sem escalas, a duração é de dez horas e meia. Porém se o seu voo tiver escala nos Estados Unidos, a duração aumenta significativamente. De Toronto para Vancouver demora 4,5 horas e até a costa oposta (Halifax) são duas horas – tempos aproximados.
8. Eu tenho o cartão de milhagem do Smiles, será que a Air Canada é parceira?

Sim, pois entre as empresas que estão no programa de milhagem da Smiles, estão também todas as companhias da Star Alliance incluindo a Air Canada.
9. Como levo o dinheiro para minha viagem?

Antes de viajar é importante e aconselhável adquirir Dólar Canadense ou Travelers Cheques no Brasil. Você pode trazer Travelers Cheques em Dólar Americano, mas chegando no Canadá terá que trocá-los por Canadense e na troca você perde um pouco devido a conversão da moeda. Por isso é melhor já trazê-los em Dólar Canadense. Infelizmente não são todos os bancos brasileiros ou casas de câmbio que realizam esta venda. Você pode também trazer um cartão do banco internacional com senha cadastrada no Brasil. Com ele você pode ir fazendo saques conforme for precisando. É super fácil. Ele pode ser feito na maioria dos caixas eletrônicos no Canadá, porém será cobrado o IOF nas operações de saques.
10. É preciso de Seguro de Saúde para viajar pro Canadá?

O sistema de saúde no Canadá é gratuito somente para imigrantes e cidadãos canadenses - ou seja, você poderá ter uma grande despesa se precisar de atendimento médico e não possuir cobertura no país. Não são todas as instituições de ensino que exigem que todos seus alunos tenham um seguro com cobertura no país, mas é altamente recomendável. A Smart Choice Canada tem o prazer de trabalhar com a Student Guard que fornece aos estudantes internacionais acesso ao seguro saúde válido para todos os destinos de estudo no Canadá, oferecendo cobertura completa de assistência médica com auxílio 24 horas por dia.
11. Roupas e estações do ano: O que levar na mala?

O clima canadense é completamente diferente do brasileiro, o que nos leva a questão de: que roupas levar para o país? Caso o estudante vá para o Canadá durante o verão, é aconselhável que o mesmo leve roupas leves (incluindo jaquetas pois os verões podem também ter dias frios). Já no inverno, não aconselhamos comprar roupas de inverno brasileiras pois as mesmas não protegem contra o frio canadense. Sugere-se fazer o layering (camadas), na qual se usa 3 ou 4 camadas de roupas diferentes (uma camiseta de manga curta, uma camiseta de manga comprida, uma jaqueta quente e outra que projete contra o vento) até comprar alguma roupa de frio canadense. Aconselha-se ainda botas, gorros, luvas e cachecóis.