Visto Consular Canadense
Para obter informações de como tirar seu passaporte, por favor consulte o site da Polícia Federal: www.dpf.gov.br.
Nossa agência não coordena o visto americano, porém podemos enviar as informações sobre o pedido se combinado com o pedido do visto canadense. Muitos estudantes optam por viajar via USA ou fazer passeios em cidades americanas enquanto estudam/fazem turismo no Canada. Consulte-nos para obter mais informações.

E-mail: samira@sctoronto.com
Facebook: Smart Choice Canada
Skype: smartchoicecanada
Telefone direto Brasil/Canada: (11) 3042-9413

Brasileiros precisam de visto para entrar no Canadá.

O pedido do visto consular pode ser apresentado de duas maneiras:

Online
» Para apresentar seu pedido online, você deverá ter acesso a um escâner ou máquina fotográfica, para poder criar cópias eletrônicas dos documentos para transferência, e ter um cartão de crédito válido para efetuar seu pagamento. Todo o processo é feito em Inglês através do link looO requerente tem que estabelecer sua elegibilidade através do link: www.cic.gc.ca

Em Papel
» Através do Centro VAC.
» Através da nossa Agência.

Visto de uma entrada ou de múltiplas entradas?

No dia 06.02.2014 deixou de existir o visto de residente temporário de única entrada, todos os requerentes passam a ser a princípio elegíveis ao visto de múltiplas entradas, ficando a decisão a critério da análise caso a caso pelo oficial de visto.
O visto de uma entrada permite que você entre no Canadá uma única vez. Exceção: Se você viajar aos EUA, você pode usar este visto repetidas vezes para entrar no Canadá:

» Até a data de vencimento de seu status de visitante, que lhe será fornecida por um oficial de imigração ao chegar no Canadá;
» Se você não visitou outro país.

Pedido de Visto de Residente Temporário.

Se você deseja viajar para o Canadá a passeio ou for estudar por um período até 24 semanas, precisará de um visto de residente temporário.
Geralmente, o visto é válido por um período de permanência máxima de seis meses, entretanto o mesmo poderá ser diminuído quando você chegar no Canadá.
Ao chegar no Canadá, o oficial no porto de entrada informará se você poderá entrar no país e por quanto tempo poderá ficar. A data de vencimento do visto não pode exceder a data de vencimento indicada em seu passaporte.

Permissão de Estudos.

Na maior parte dos casos, você necessitará obter uma permissão de estudos se você pretende estudar no Canadá.Você não precisará de uma permissão de estudo se você pretende cursar ou participar de programa de intercâmbio universitário no Canadá com duração de seis meses ou menos.

Trabalhando Dentro ou Fora do Campus da Universidade/College

Se você estiver fazendo um curso período integral em uma instituição pública, em uma instituição particular que opera segundo as mesmas regras e regulamentos de uma instituição pública, ou em uma instituição particular autorizada por estatuto provincial para conferir diplomas, você pode trabalhar dentro ou fora do campus sem uma autorização de trabalho desde que sua autorização de estudos esteja dentro da validade.

O período do programa escolhido deve ter a duração de mais de seis meses.Não são todas as instituições educativas pós-secundárias que oferecem este benefício. Para mais informações, o aluno deve contatar a instituição diretamente. A permissão de estudo autoriza o aluno a trabalhar até 20 horas por semana durante o período letivo e a trabalhar período integral nas férias. A permissão de estudo que permite que o aluno trabalhe não garante que o aluno encontrará uma colocação. É da responsabilidade do aluno procurar o trabalho. Mesmo que o aluno trabalhe fora do campus, seus estudos devem ser a razão principal de se estar no Canadá.

Estudante de Programas Co op (Estudo e Estágio) em escolas privadas de idiomas

O programa será cancelado a partir do dia 01.06.2014. Último dia para matrícula será 15.05.2014. Após 01.06 algumas escolas vão oferecer o programa através de Colleges. Consulte-nos para obter mais informações.

Permissão de Trabalho para cônjuges, união estável

Um aluno (a) pode solicitar uma permissão de trabalho ao seu cônjuge/companheiro (a) após sua chegada ao Canadá. se estiver estudando em tempo integral em um programa universitário público, em uma instituição particular que opera segundo as mesmas regras e regulamentos de uma instituição pública, ou em uma instituição particular autorizado por estatuto provincial para conferir diplomas pós-secundária pública fazendo um curso em período integral. A permissão é válida pelo mesmo período de tempo que a autorização de estudos do aluno (a). Lembre-se que você deve provar que tem recursos suficientes para estudar no Canadá.

Trabalhando no Canadá temporariamente

Para solicitar uma permissão de trabalho temporária seu empregador deve enviar um contrato de trabalho aprovado pelo Departamento de Recursos Humanos do Canadá confirmando que a posição pode ser preenchida por um trabalhador estrangeiro, no caso o requerente. Uma autorização de trabalho não é sinônimo de uma imigração para o Canadá. Não permite que você viva no Canadá permanentemente. Para viver no Canadá permanentemente, o requerente deve se qualificar sob a categoria de skilled worker (trabalhador qualificado). Requerentes na categoria Live-In-Care-Givers (Babás) podem permanecer no Canadá permanentemente desde que cumpridas certas exigências.

Visto de Trânsito de até 48 horas

O visto de trânsito dá direito do viajante permanecer no país até 48 horas. Este visto não tem custos, com validade de até 02 anos para a viagem de retorno via Air Canadá.

Fonte: Government of Canada

Informações sobre o pedido do visto consular canadense
www.canadainternational.gc.ca/brazil
www.vfsglobal.ca/Canada/brazil (CENTRO VAC)

A SMART CHOICE CANADA também coordena os pedidos do visto canadense. Se o candidato optar por recrutar a SCC, nós enviaremos todas as informações e formulários do pedido, receberemos os documentos, faremos toda a conferência deles, pagaremos todas as taxas e levaremos o pedido diretamente ao Centro VAC de São Paulo. Retornaremos o passaporte ao candidato via Sedex assim que ele for liberado pelo Centro VAC. Se o aluno preferir fazer o pedido online, diretamente com o consulado ou Centro VAC, nós enviaremos todas as informações pertinentes ao pedido.

Uma das vantagens da criação dos centros VAC é que agora o candidato ou despachante/agência podem verificar o status do pedido digitando o número de rastreamento recebido.

Nós recomendamos que o pedido do visto seja entregue ao centro VAC/agência de 24 a 10 semanas antes da data agendada para o embarque do candidato. Emergências só serão aceitas com o preenchimento do formulário de pedido emergencial com uma justificativa e dependerá do consulado aceitar ou não. Independentemente se o requerente.

Documentos Necessários:

À partir de Abril de 2014, qualquer requerente que esteja solicitando o VISTO DE VISITANTE que já tenha viajado para o Canadá e/ou Estados Unidos nos últimos 10 anos e tenha como comprovar isso (Ex.: visto estampado no passaporte e carimbo de entrada no país), não precisará enviar qualquer documentação financeira.

O requerente é responsável pela exatidão e integridade das informações apresentadas no pedido do visto consular.

» Visitor Form IMM 5257(um formulário por aplicante)
» Study Permit Form IMM 1294(um formulário por aplicante)
» Family Information Form IMM 5645
» Questionnaire for Additional Information (um por família)
» Termo de Consentimento VFS Global para pedidos via Centro VAC
» Use of a Representative Form – IMM 5476 (preencher somente no caso do candidato recrutar a agência para coordenar seu pedido) para pedidos via agência. Um formulário por passaporte.
» Cópia carta de férias
» Cópia do RG dos dois lados
» Cópia Imposto de Renda Completo com o Recibo de Entrega
» Cópia Contrato Social(se houver)
» Cópia 3 últimos holerites
» Cópia 3 últimos extratos bancários
» Cópia Comprovante de laços sociais com o país de Origem (exemplo carta da Empresa onde trabalha, Registro de matrícula de Escola, Faculdade ou Curso)
» Cópia itinerário de viagem ou passagem aérea se houver
» Cópia Carta da matrícula da escola no Canadá
» Cópia Recibo da Agência
» 2 fotos 3cm x 5cm por aplicante
» Se o aplicante for menor de 18 anos, ambos os pais deverão assinar uma autorização de viagem autenticada. Se a viagem for com apenas um dos pais, o que não for viajar deverá assinar a autorização. Uma cópia da certidão de nascimento da criança e do passaporte dos pais (ou qualquer documento de identidade com assinatura) tem de ser anexado.
» Carta custeio

**Para menores de 18 anos os formulários deverão ser assinados por apenas um dos pais. Todos os formulários deverão conter a mesma assinatura.**

Estudantes com destino à província de Quebec: poderá ser necessária a aprovação da província antes da emissão do visto. Essa aprovação é conhecida como CAQ – Certificado de aceitação de Quebec. Regra geral, se não precisa de permissão de estudo, não precisa de CAQ.
Viagens a negócios: Carta da empresa mencionando o propósito da viagem e quem custeará as despesas.
Visto de transito: (Permanência máxima de 48 horas) cópia do impresso da reserva aérea (print) ou da passagem e visto do país de destino. Isento da taxa consular.
Estrangeiro residente no Brasil: RNE (registro nacional de estrangeiro) original e fotocópia.
DESNECESSÁRIO APRESENTAR: Documentos das escrituras de propriedades, faturas dos serviços de utilidade pública, extratos dos cartões de crédito.

Para os pedidos feitos diretamente com o consulado ou via Centro VAC, o requerente deverá fazer o pagamento das devidas taxas nos bancos e apresentar o comprovante com o pedido.

Instruções de Pagamento

A taxa de processamento do visto poderá ser efetuada em Dólar Canadense ou Real.Para pagamento em Dólar Canadense, utilize dinheiro em espécie ou cheque administrativo nominal a: "Receiver General for Canada". Para pagamento em Reais, a taxa deverá ser paga somente através de depósito bancário em nome do CONSULADO GERAL DO CANADÁ EM SÃO PAULO.

Banco HSBC – Agência 1888 – conta corrente 00116-05
O consulado não aceita depósitos feitos em caixas eletrônicos e/ou transferência bancária como forma de pagamento.

Taxa Consular
www.canadainternational.gc.ca

Instruções de Pagamento Centro VAC

Visite qualquer agência do Banco Santander no Brasil e realize o depósito em dinheiro diretamente no caixa para pagar a taxa de processamento de sua solicitação e a taxa de retorno via courier na conta corrente da VFS. Não utilize caixas eletrônicos e/ou transferência bancária como forma de pagamento. Essas formas de pagamento não são aceitas pela VFS.

Agência: 0729 - Conta corrente: 1300066-17
Beneficiário: VFS BRASIL SERVICOS DE PREPARACAO DE DOCUMENTOS LTDA.
CNPJ: 13.531.190/0001-15

Taxa Centro VAC – VFS GLOBAL
www.vfsglobal.ca

Centros VAC

HELPLINE: +55 (11) 4700-3790

São Paulo:
Avenida das Nações Unidas, No 12.551,
World Trade Center São Paulo, 18o andar, salas 1809 e 1810.
Brooklin Paulista
São Paulo - SP. Brasil
CEP: 04578-903
Telefone: 55 11 4700-3790 ou 3711-5978 (GRÁTIS)
E-mail: infosao@vfshelpline.com

Brasília:
Brasilia Shopping and Tower,
Quadra 5, Setor Comercial Norte - SCN / lote sala 1126.
Brasilia - DF. Brasil
CEP: 70715-900
Telefone: 55 61 3717-2106(GRÁTIS)
E-mail: infobra@vfshelpline.com

Rio de Janeiro:
Av. Américas, 3500, Ed. Le Monde Offices - Hong Kong 1000, Salas 612, 613, 614 e 615.
Barra da Tijuca
Rio de Janeiro – RJ. Brasil
CEP: 22640-102
Telefone: 55 21 3958-7015(GRÁTIS)
E-mail: inforio@vfshelpline.com