Ontario é uma das dez províncias do Canadá e a mais populosa do país com 13.150,000 habitantes. Cerca de um terço da população canadense vive em Ontario. A província faz fronteira com a província de Quebec ao leste, Manitoba a oeste e com cinco estados americanos: Minnesota, Michigan, Ohio, Pennsylvania e New York. A maior cidade canadense, Toronto, bem como a capital nacional do país, Ottawa estão localizados nesta província. Ontario é também a segunda maior província em área do país, atrás somente de Quebec. A região sul do Ontario é o ponto mais meridional de todo o Canadá.
A principal fonte de renda de Ontario é a manufatura. O valor dos produtos industrializados produzidos em Ontario é maior do que a soma do valor total dos produtos industrializados fabricados em todas as outras províncias e territórios do Canadá. A força da indústria de manufatura de Ontario rendeu a província o cognome de Manufacturing Heartland of Canada (Coração Industrial do Canadá). A província destaca-se principalmente pela sua forte indústria automobilística - a mais forte de todo o continente americano, com exceção do estado americano de Michigan. Outras fontes importantes de renda são o turismo e a prestação de serviços financeiros e imobiliários.
“A origem de seu nome deriva do lago do mesmo nome, Lago Ontario, que vem da palavra Skanadario, nome dado pelos iroqueses ao lago, que significa “belo lago”, ‘águas brilhantes”, "rochas ao topo" ou "próximo às águas".
Toronto é a capital da província de Ontario e a maior cidade canadense com 2.500,000 habitantes e 6,1 milhões de habitantes em sua região metropolitana. Está localizada a beira de uma das mais belas paisagens da natureza, Niagara Falls, na fronteira com os EUA. A cidade situa-se a margem norte do Lago Ontario.
Na língua dos índios Huron, Toronto quer dizer lugar de encontro. Durante séculos, a cidade pacata e conservadora na costa leste do Canadá, tipicamente anglo-saxã, parecia indiferente aos desígnios e hoje esta é a metrópole que concentra a maior diversidade étnica do planeta. Quem atesta é a própria ONU na capital da província de Ontario convivem harmoniosamente representantes de mais de 80 culturas, falando mais de 100 idiomas e praticando 25 religiões. São italianos, indianos, gregos, vietnamitas, filipinos, chineses, portugueses(a maior colônia lusa da América do Norte), brasileiros...
Aproximadamente um terço da população canadense vive dentro de um raio de 160 quilômetros da cidade. Toronto é considerada uma das cidades mais dinâmicas da América do Norte, atraindo milhares de imigrantes anualmente, desde a década de 1850. Seus habitantes são chamados de torontonianos (Torontonians, em inglês).
Toronto é conhecida como o motor da economia, centro financeiro, cultural e científico além de possuir o maior polo Industrial do Canadá, exercendo significativa influência em nível regional, nacional e internacional. A cidade possui uma das economias mais diversificadas da América do Norte, com a maior concentração de sedes de empresas, instituições culturais e a maior comunidade artística do país.
Em janeiro de 2005, Toronto foi escolhida pelo governo canadense como uma das capitais culturais do Canadá. É uma das cidades mais seguras do continente americano - sua taxa de criminalidade é menor do que qualquer grande cidade americana, e uma das menores do Canadá.
A CN Tower é uma das mais altas estruturas autossustentáveis do mundo, com 553 metros, algo como um edifício de 180 andares. O Rogers Centre, o primeiro estádio do mundo com teto retrátil, permite a mudança de conformação das arquibancadas para realização subsequente de atividades tão dispares quanto um jogo de basquete, futebol, tênis, hockey... ou ainda um concerto, ópera, show de rock, balé. O ROM (Royal Ontario Museum) maior do país e segundo da América do Norte possui mais de seis milhões de peças.
Ottawa é a capital do Canadá e o centro do governo canadense. É a quarta maior cidade do país. Está localizada na porção leste da província de Ontario, na fronteira com a província de Quebec, as margens do Rio Ottawa, uma importante via fluvial que forma a fronteira entre Ontario e Quebec. Segundo senso de 2006, a cidade possuía 812.000 habitantes, com 1.451.415 habitantes na sua região metropolitana, chamada oficialmente de Região da Capital Nacional, o que inclui a cidade vizinha de Gatineau, na província de Quebec. Ottawa é a segunda maior cidade de Ontario, localizada a aproximadamente 400 quilômetros leste de Toronto, e a 190 quilômetros oeste de Montreal.
A capital do Canadá é conhecida por ser uma das cidades mais limpas e organizadas do país. Os prédios do Parliament Hill parecem que foram transportados diretamente da Europa. A cidade é palco de muitos festivais de luzes e desfiles com a polícia real montada. No inverno ou no verão, Rideau Canal oferece muito lazer aos visitantes. No inverno pode-se praticar skating e no verão passear de barco. No inverno o canal se transforma na mais longa pista de patinação do mundo, com 7.8 quilômetros de comprimento. Ottawa é repleta de cultura e história. Além de inúmeros restaurantes e nightclubs, podemos encontrar na cidade 29 museus. O Museum of Nature parece um castelo em linha reta das épocas medievais e despertam o interesse e imaginação aos visitantes. Outros museus: Museum of Science and Technology, Civilization, Aviation e muito mais.
O Paramount Canada’s Wonderland se localiza a alguns quilômetros ao norte de Toronto. O parque mais importante do Canadá tem a maior variedade de montanhas russas. É um lugar mágico com um parque aquático imenso, shows, concertos e atrações para todas as idades durante toda a temporada.
A trilha do Rio Niágara, paralela ao Rio Niágara, atravessa o Canadá de Niagara-on-the-Lake ao histórico Forte Erie, onde se deu a batalha de 1812 entre os americanos e os ingleses. Ótima também para andar de bicicleta, esta trilha passa bem perto das famosas Cataratas do Niágara.
A Trilha Bruce, a mais antiga e mais longa do Canadá proporciona o único acesso público ao magnífico Escarpamento do Niágara, uma das Reservas Mundiais de Biosfera da UNESCO. A Trilha tem mais de 800 quilômetros através do sudeste de Ontario e passa através de Toronto.
Festival !
Todos os anos, no mês de Maio, o maior festival de tulipas do mundo acontece na cidade de Ottawa, capital do Canadá. As tulipas tornaram-se um símbolo importante da beleza da primavera e da amizade internacional.
O Festival de Cinema de Toronto ou TIFF tornou-se um dos festivais mais respeitados pela mídia e pelos poderosos de Hollywood. Atores famosos são vistos em teatros e lugares importantes de Toronto durante o festival que acontece todo mês de Setembro.
A Molson Indy é um dos três maiores e mais populares eventos esportivos. Com percursos através das ruas da cidade, as corridas se realizam em Toronto, Montreal e Vancouver que festejam o evento durante uma semana inteira.